Bate-papo dos escritores com o público revela potência dos encontros na terceira semana do VL

Três dias, nove escritores, 41 cidades. Cruzam-se bibliotecas, cidades, pessoas, livros

Três dias, nove escritores, 41 cidades. E um saldo fantástico de histórias para contar nesta terceira semana em que o programa Viagem Literária está na estrada. Nessa contabilidade cruzam-se bibliotecas, cidades, pessoas, livros, cultura, trocas, aprendizado.

Do litoral ao interior, de cidades grandes como Taubaté ou Ribeirão Preto, a cidades pequenas como Itapura, com 5 mil habitantes, pouco importa o tamanho do município, como destacou o escritor André Vianco. Em cada uma, o encontro com os leitores e os interessados em descobrir o mundo da leitura foi surpreendente.

Aliás, está também aí a beleza do Viagem Literária, do encontro com o diferente. A cada cidade – com a sua história, suas características e público – se busca produzir algo único, um entendimento e uma empatia.

Escritor best-seller, Jim Anotsu, além de falar de Literatura Fantástica, encheu de ritmo as bibliotecas por onde passou. O rap cantado num inglês bem falado, por quem é formado em literatura inglesa e ama Shakespeare, contagiou a todos.

O carioca Affonso Solano, com seu bigode cenográfico, atraiu ainda mais atenção para suas histórias. Além de fazer uma apresentação com slides no telão e trocar ideias sobre literatura fantástica, ainda posou para fotos com fãs que usavam bigodes semelhantes.

Marcelo Amaral, autor de “Turma da Página Pirata”, que tem como personagens sete jovens aventureiros, fez sucesso como ilustrador. Nas bibliotecas das cidades do Litoral Norte, por onde passou, os quadros, brancos, se encheram de desenhos feitos por ele no calor do momento.

Teve mais. Em Itanhaém mais de 100 moradores participaram da conversa com a escritora Giulia Moon na Biblioteca Poeta Paulo Bomfim. Histórias fantásticas da vampira japonesa Kaori, de gatos e fantasmas, todos personagens de suas obras, preencheram o espaço e a imaginação de quem esteve por lá.

Eric Novello, Felipe Castilho, Fábio Kabral e Bárbara Morais, depois de muito bate-papo, sortearam livros, deram autógrafos e fizeram selfies com os frequentadores das bibliotecas.

É o Viagem Literária deixando o seu rastro de emoção por onde passa.

Semana que vem tem mais! Confira a programação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *